Total de visualizações de página

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Homeless

Há muito tempo eu quis fazer uma peça de teatro com o título deste post: 'Homeless' ('Sem Lar', em inglês).
De todos os entrevistados deste documentário, apenas um, que vamos chamar agora de 'W', não tem casa, mora na rua, mais precisamente na-grama-do-Parque-Municipal-de-Belo-Horizonte.
Os outros entrevistados saíram, por exemplo, do Rio de Janeiro para morar, em Baependi para conhecer uma filha já de 11 anos de idade, ou para fugir da violência, outros saíram de São Paulo procurando a sossego da vida no campo, etc etc, mas todos tinham uma casa.


Entrevistei 'W' quando participei com este filme, em 2009, da III Mostra Internacional CineBH Brasil-França. Fui registrar coisas nas ruas e me deparei com um figura dormindo no gramado do Parque Municipal. Perguntei a um segurança se ele o conhecia, se era violento, se eu poderia tentar uma abordagem, e ele disse 'pode ir que eu fico vigiando', dei dois passos, olhei pra trás e o segurança já havia sumido. Fui em frente, com medo mesmo e puxei assunto, ele sonolento, perguntei se eu podia entrevistá-lo para o meu filme. Ele não queria, mais aí aconteceu aquela coisa mágica, do olhar, da confiança, e da maluquice, porque ele viu que eu não devia ser muito normal...
Fiz a pergunta clássica do filme: - Por que você veio morar aqui? 
E a conversa foi impressionante. Um universo de informações, a vida de uma pessoa transcorrendo ali na frente da minha câmera, entre um ou outro arrependimento e frases bíblicas. 
Agradeci muito, desejei-lhe verdadeiramente boa sorte e paguei-lhe um almoço.
Espero que 'W' tenha reencontrado seu equilíbrio e que esteja morando em um lugar melhor.

PS. Quem souber notícias dele e também algum dado estatístico sobre o número de moradores de rua no Brasil, pode deixar recado ou comentário aqui no Blog para eu divulgar.

Até a próxima amigos.

1 comentários:

gracy laport outubro 03, 2011 9:13 PM  

Ah, querido Paulo Leão! Fico tão feliz com todas essas "amadurecências" no teu caminho!
Sabe que outro dia mesmo estava revirando meus papéis e encontrei um caderninho simples, meio acanhado, escrito "Olhar Filmes - Assistência de Produção". Achei uma graça só!
Muita saudade daquele tempo! Sucesso e paz nesse caminho incrivelmente louco!
Forte abraço!

Gracy Lindinha.

  © Blog Design by Emporium Digital | Daniela Milagres