Total de visualizações de página

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Macabéa em Baependi

Viram o tempo que fiquei sem escrever? Não dava. Ou eu escrevia ou eu filmava. Rimou.
Além do mais o patrocínio não aconteceu, depois de uns seis meses nessa batalha.
Sem falar nas várias questões pessoais ...

Agora voltemos ao filme:

Bom, essa 'descoberta' aconteceu no segundo semestre do ano passado (2007).

Para filmar em Baependi (o nome original é Baependy), sul de Minas, tracei antes uma pequena estratégia: entrei em contato com a rádio local (Rádio Serrana) e perguntei se eles fariam como serviço de utilidade pública a divulgação que eu iria filmar nos próximos dias naquela cidade e que precisaria entrevistar pessoas que morassem lá mas que lá não tivessem nascido.
Gentil e prontamente eles toparam e me disseram à partir de que dia fariam as chamadas durante a programação.
E funcionou: em poucos dias duas pessoas me telefonaram interessadas em contar suas histórias.
E hoje eu vou falar da Geni.
Vocês se lembram do personagem Macabéa do livro 'A Hora da Estrela' da Clarice Lispector? Pois é. Ela existe. E está viva. Vivinha da Silva. E mora em Baependi.
Seu nome verdadeiro é Geni (por que hoje tudo está rimando?!)
A Geni é uma dessas pessoas raras.
Rara pela suavidade. Pela simplicidade. E pela sabedoria que reside justamente nesta simplicidade.
Por que nós somos tão complicados?
Geni saiu da área rural e foi morar na cidade. E isso já lhe basta como fator de felicidade. (Não é possivel: rimou de novo!)
Enquanto a maioria de nós não se contenta em ter um celular novo a cada semestre. E nem com um laptop que grave dvd mas não no sistema blue ray, etc. e etc.
Ela não. Geni tem o tempo da terra, do pássaro e da nuvem.
Sua entrevista, feita dentro do coreto da praça, enriqueceu muito o filme.
Ainda existem pessoas boas e que não foram aprisionadas pelas modernidades.

Viva a Macabéa e viva a Geni!

Se a Clarice Lispector ainda estivesse viva eu diria a ela que a personagem que ela inventou saiu do livro e ganhou vida própria só que com um final bem mais feliz.
Valeu Genis. (Desculpem, esta foi a única rima proposital...)

ps. Quem não leu 'A Hora da Estrela', faça-o porque cultura nunca é demais.
ps2. Como o filme está quase pronto agora terei mais tempo de atualizar o blog.

Até breve, amiguinhos. Nos vemos em São Tomé das Letras.

0 comentários:

  © Blog Design by Emporium Digital | Daniela Milagres